Festival Forró da Lua Cheia
- Bebel Vanderoost
- 13 de mar. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 15 de mar. de 2018
Um resumo de como é o festival e do que não pode faltar na mochila para garantir dias incríveis!

Resumo
Festival Forró da Lua Cheia é um festival multicultural que acontece há 28 anos no Hotel Fazenda Vale das Grutas em Altinópolis-Sp. Esse ano acontece de 31 de maio até 3 de junho. É o mais próximo que o estado de São Paulo tem do Psicodália, famoso evento realizado em Santa Catarina.
Ideal para ir com a sua galera, com a família, de casal ou mesmo curtir sozinho, além de ver ótimos shows você faz muitos amigos! Além disso, o público é democrático. Não muito raro vemos crianças pequenas e idosos curtindo mais que os adultos!
Apesar de muito antigo, o festival reinventa-se a cada ano, e desde 2016, quando a Usina Universitária assumiu sua coprodução, ganhou muitas melhorias, como uma vasta opção de food trucks e maior organização.
O evento de antes 3 dias esse ano será estendido para 4. Camping, friozinho e boa música chamam cada vez mais público. Você também pode optar por ficar nos chalés que o Vale das Grutas disponibiliza (mas o número bastante limitado) ou também pode fazer bate e volta. A última opção é a menos indicada.
Acampar por si só já exige um desprendimento do conforto do dia a dia, e depois de algum tempo, passamos a valorizar até mesmo as coisas mais banais do cotidiano. Esse é um dos grandes diferenciais desse festival único!
Dicas de Camping e o que levar para o Forró da Lua Cheia
Engana-se quem pensa que o perrengue é grande para quem opta por acampar. A estrutura é muito boa, com um volume grande de banheiros, todos com água quente e um espaço excelente para camping. É bom chegar logo que os portões abrem, assim você consegue garantir um lugar sob as sombra das árvores, ganhando umas horas a mais de sono quando o sol da manhã chegar.
É sempre interessante evitar os horários de pico para o banho, que são na hora do almoço e no entardecer (quando todos querem ficar arrumados para ir assistir aos shows).
Vá preparado para chuva. Ano passado caiu um pé d’água e barraca de muita gente ficou alagada, além de algumas atrações terem sido impossibilitadas fazer sua apresentação. A banda Baiana Systen inclusive foi uma delas, para desespero dos fãs.
Em sites especializados de camping vende um spray impermeabilizante, que torna qualquer material mais resistente a água. É ideal pra usar por cima e embaixo da barraca, nos seus calçados (assim a lama não consegue suja-los), nas roupas... Ele custa numa média de R$35, rende várias aplicações e tem no site da Guepardo.
Outros itens indispensáveis são os que te deixarão aquecido: casaco, bota, gorro, cobertores... Lembre-se que o evento acontece num lugar muito alto (Altinópolis, dããã) e que venta muito. Você ficará num descampado de madrugada. Não muito raro alguém fica com hipotermia por não ter se protegido direito. Não seja essa pessoa!
Além do frio, ano passado durante o dia fez muito calor, e uma galera aproveitou a piscina. Portanto, leve o que você usa para nadar, além do indispensável protetor solar.
Uma canga ajuda você a aproveitar a sombra das árvores do local sem se sujar.
Você também deve lembrar de levar:
· Lanterna (a fazenda é escura de noite e as chances de você tropeçar se não tiver uma são grandes)
· Carregador de celular (o festival é incrível e merece muitos registros)
· Cadeado para barraca (é bem raro acontecer algum furto, mas nunca é demais prevenir)
· Lona na frente da barraca ajuda a não se sujar
· Guarda chuva ou capa de chuva (acredite, se chover vai ser ótimo ter lembrado disso)
· Espelho grande –aqueles laranjinhas que vendem no mercado- (principalmente para as meninas, aquele espelhinho que vem em maquiagem é impossível de enxergar estando em uma barraca)
· Um par de tênis/botas extra. Se chover e molhar, você não estará perdido!
· Um par de chinelo (não faz frio o tempo todo e ao longo do dia é a melhor opção)
· Mala/mochila impermeável. Sempre coloque as suas roupas dentro da mala. Se deixar espalhado pela barraca e ela molhar, você não perde nada!
No festival você pode entrar com comida e água, porém não é permitido levar bebida alcoólica. É feita uma revista antes da sua entrada. Abrem sua mala, olham barraca e todos os seus itens bem minuciosamente.
É ótimo ter na bagagem amendoins, bolachas, barrinhas de cereal e doces. Frutas recomendo levar o que for comer no primeiro dia. Dificilmente elas resistem ao calor de dia e ficam passadas, podendo empestear sua barraca. Chocolate também fica derretido.
Vá preparado para gastar bastante caso você goste de chopp. Em 2017 o Colorado custava de 15 até 18 reais e levou muita gente a falência! Almoço e jantar saem por uma média de R$30 cada um. A fazenda oferece opção de refeições, inclusive para o café da manhã, que é a que mais vale a pena.
Os shows acontecem de noite, mas ao longo do dia existem muitas oficinas para te manter entretido, além do que você deve explorar o lugar que é gigante e paradisíaco. O Vale das Grutas é um hotel fazenda normal ao longo do ano, e inclusive tem animais, cachoeiras e muito verde.
Se é a primeira vez que você vai ao evento, prepare-se: você corre sérios riscos de querer voltar sempre! Existem pessoas que vão desde quando eram crianças, e não abrem mão de ir um ano sequer!
Atrações confirmadas do Forró da Lua Cheia 2018:
-QUINTA (31/05)
🎶Nação Zumbi
🎶As Bahias e a Cozinha Mineira
🎶Supla
🎶Rincon Sapiência
🎶Mulamba
- SEXTA (01/06)
🎶Baiana System
🎶Emicida
🎶Mato Seco
🎶Vanguart
🎶Bixiga 70
🎶Fábio Brazza
- SÁBADO (02/06)
🎶Novos Baianos
🎶Humberto Gessinger
🎶Filarmônica de Pasárgada
🎶Aíla
🎶Olodum
🎶Bandinha di dá dó
🎶Abux
🎶Joe Abujamra
Comments